Finalmente, a carta pedindo os documentos.

Finalmente, a carta pedindo os documentos.

Continuando os últimos dois posts, finalmente, um dia você chega em casa e encontra na caixa dos Correios aquele envelope de papel reciclado. Faça a devida comemoração, nós fizemos por aqui. Estão, enfim, pedindo os documentos. Nós só começamos a pensar neles quando a carta chegou e eis o que é solicitado:

Immigration Forms

- An updated application form (IMMOO8) for yourself, your spouse, and each of your children over age 22

- Schedule 1 for each person

- Additional Family information form (IMM5406)

Antes de tudo, esse IMM008 é uma incógnita porque eles não dizem qual é a versão. Então, pode ser que seja o IMM008SW ou o IMM008egen. Eu mandei esse último, que nem tem lugar para assinar (assinamos mesmo assim, no rodapé), mas o outro parece ser uma versão mais nova. Vou ver se escrevo para a Maria João para perguntar qual é o que eles querem, mas, na verdade, acho que eles aceitam qualquer uma. Preencher todos esses formulários toma tempo, já que perguntam informações de 10 anos atrás! Reserve um dia para fazer isso com calma e sempre reveja as informações. O IMM008 deve ser preenchido apenas pelo aplicante principal, os outros dois nós dois preenchemos. Não esqueça de assinar e escrever N/A nos campos em branco. Tire uma cópia pra você e guarde.

Civil Documents

The following documents will be required, if applicable, for yourself, your spouse, and for each of your dependent children

- Birth certificates

- Marriage certificates

- Divorce certificates

- Child custodianship/guardianship

- Adoption decrees

- Death certificates in the case of widow/widower


Esse é simples, só enviar uma cópia dos seus documentos civis. No nosso caso, enviamos, também, contas recebidas há mais de um ano com o mesmo endereço, para comprovar a união estável. Como vocês verão lá no final, não foi suficiente.

Education

The following documents are required, as applicable, for yourself, your spouse, and for each of your dependent children over age 22.

- Official transcript(s) for secondary and post-secondary courses.

- Diploma(s) for secondary and post-secondary courses, e.g. Technical, Bachelor, Masters, Doctorate

“Transcript” é o histórico escolar, então deve-se enviar cópia dos históricos e dos diplomas. Nós enviamos também as cópias dos certificados de conclusão de curso da faculdade.

Work History

- Employment contract, work booklet.

- Last three pay slips issued by your present employer.

- Employment reference letter indicating your position, duration of employment and duties.

If you are self-employed, you must provide:
- Copies of business registration.

- Proof of business conducted with clients, such as invoices/bills.

- Balance sheets.

- Income tax returns.

- Proof of your license to practice (if you are a private practitioner)


Essa documentação vale apenas para o aplicante principal. No nosso caso, o namorido trabalha numa empresa, então, enviamos cópia do contrato de trabalho, os últimos três contra-cheques e cópia da principais folhas da carteira de trabalho. Não enviamos a carta de referência. Quanto a isso, enviei um e-mail pro consulado perguntando se a carta era indispensável e essa foi a resposta dada:

Sra. Camila:
Uma vez que o pedido de vocês ainda está em andamento, neste momento a sra pode nos enviat toda e qualquer informação para que seja analisada pelo oficial canadense.
Documentos que comprovem experiência pode ser : carteira de trabalho, cartas de referências, etc.
Obrigada,

Maria João Guimarães

Proof of Funds

- Bank statements.

- Income Tax declaration.

- Fixed deposit receipts.

- Securities (shares, debentures, bonds)



Toda a documentação que você tiver que comprove a tal quantia exigida para os primeiros meses. No nosso caso, enviamos extratos, sempre dos últimos três meses (para mostrar que não colocamos o dinheiro no banco apenas para comprovar isso), da conta corrente, dos fundos de investimento, previdência privada e imposto de renda.

Other Documents

- Authorized language test results (IELTS, TEF, CELPIP) or a written submission providing evidence of your stated language ability.

Cópia do resultado do IELTS. Isso é um caso à parte. O namorido só fez a prova depois que recebemos a carta pedindo os documentos. Eu fiquei com medo do resultado perder a validade, se eles demorassem mais de um ano para pedir os documentos, já que na primeira carta está escrito que nenhum processamento será feito por 16 meses.
Muita gente prefere fazer o IELTS antes mesmo de enviar o primeio formulário para saber exatamente a pontuação atingida e preencher com certeza o formulário na parte que pergunta sobre conhecimento da língua.
É claro que nós nos arriscamos, já que ninguém garantia que o namorido ia tirar as notas máximas, mas confiamos no conhecimento dele da língua. Outro problema foi que a primeira prova aqui no Rio depois que recebemos a carta seria três meses depois. Ou seja, não teria tempo de repetir, caso a nota não fosse satisfatória. Resultado: tivemos que ir a São Paulo fazer a prova. E foi justo no final de semana d agreve dos controladores! Acabamos com a passagem aérea no bolso, indo e voltando de ônibus. Mas fizemos a prova e foi um sucesso. O resultado nos mandaram por Sedex, que tivemos que pagar por fora.

- Passport photocopies.

Cópias simples do passaporte (folha com as informações pessoais e com a foto).

- Proof of relationship to your relative in Canada. (Self-sworn affidavits do not constitute satisfactory proof of relationship)

Não temos parentes no Canadá, então, não sabemos mais informações sobre isso.

- Recent original Police Clearance Certificates for you or your dependents aged 18 years and above, issued by the police authorities for each country, including Canada, in which you or your dependants have resided for six months or more since you turned 18 years.

Tem um excelente post do Destino: Canadá que mostra como tirar os antecedentes no Rio. Aliás, se você mora no Rio, vai precisar de uma carta do Consulado para tirar as certidões da polícia. Envie um e-mail para a Maria João solicitando as cartas. Eles costumam mandar rapidinho. Lembre-se: esses são os únicos documentos originais que devem se enviados para o Consulado. Guarde uma cópia com você. Se você só morou em uma região desde que nasceu (ou depois dos 18 anos), são três as certidões que deve tirar:

- Antecedentes Criminais da Polícia Estadual

Vá até o IFP, na Rua da Relação, 42, suba a rampinha e você passará por uma grade. Logo depois você encontra uma porta, é aí. funciona de segunda a sexta, de 11:00 às 16:00. É preciso levar uma cópia da carteira de identidade e a carta do Consulado. É possível pedir os antecedentes com procuração, para isso, basta escrever um texto simples dando poderes à pessoa para fazer essa solicitação por você, reconhecendo a firma em cartório. Nesse caso, será preciso também cópia da identidade de quem for fazer o pedido. Eu tirei para o namorido e deu tudo certo. Eles me deram prazo de 15 dias, mas fui lá três vezes (!!!) depois disso e ainda não tinha ficado pronto. Na última, eu disse que só saía de lá com o papel. Parece que tinham esquecido em algum canto e fizeram na hora (leia-se: na uma hora que fiquei lá esperando).

- Antecedentes Criminais da Polícia Federal

Você pode levar o formulário desse link preenchido, mas nós preenchemos em papel lá mesmo. É preciso também a cópia da carteira de identidade e a carta do consulado. Não sei se para tirar para outra pessoa é preciso uma procuração, mas é sempre bom levar. No entanto, apenas o próprio pode retirar a certidão. Com os documentos, vá na Rua Rodrigues Alves, 01, do lado oposto ao que tira passaporte, numa portinha que fica na entrada do estacionamento. Quando fomos, perguntamos o prazo para ficar pronto e a resposta foi: “ah, volta daqui a uns 10, 15 dias”. Como tínhamos outras pendências, aguardamos uns 25 dias e fomos buscar. Para buscar, é do mesmo lado do prédio, só que na entrada com os degraus. Identifique-se e siga as setas! O horário de funcionamento é meio bizarro, acho que é de 10:30 às 12:30 e de 14:30 às 16:30, de segunda a quinta.

- Antecedentes Criminais da Justiça Federal

Emita a certidão neste link e imprima. Depois, neste outro link, imprima a confirmação de autenticidade da certidão. Leve esse dois documentos para serem chancelados no Palácio Itamaraty, na Av. Mal. Floriano, 196, Centro (estação Central do metrô). Na hora eles carimbam e pronto.

- Photographs as per specifications available on link below, height and eye colour information for principal applicant and all dependents.

Nós enviamos as 6 fotos solicitadas e entendemos que as informações de cor dos olhos estão supridas pelos formulários, que têm um cmapo pra isso. Nossas fotos tiramos em casa com uma câmera digital e depois fizemos um corte no tamanho que é solicitado (figura abaixo) usando o Photoshop. Colocamos uma do lado da outra numa folha 10cm X 15cm e com apenas uma revelação (no máximo R$ 2,00) tínhamos todas as seis fotos.


Pronto! Agora organize tudo direitinho e envie para o consulado. Nós colocamos numa pasta com folha de plástico e fizemos um índice. Tudo para facilitar a vida da pessoa que for analisar a documentação. Olha só como ficou:


Na frente do envelope, onde se coloca o destinatário, escreva de forma bem destacada o número do seu processo. Guarde o comprovante de envio e aguarde a confirmação de recebimento pelo Consulado. No nosso caso, eles confirmaram o recebimento e pediram mais comprovantes da união estável, como conta conjunta, fotos, e-mails, etc. Mandamos mais um montão de correspondência no mesmo endereço, algumas fotos, alguns e-mails, cópia dos cheques da conjunta conjunta que tínhamos acabados de fazer, etc. Além disso, preenchemos um formulário que eles mesmos enviaram que é uma declaração de união estável.

E agora, cá estamos nós nessa angustiante espera. Se tudo caminhar bem, o próximo contato será a solicitação de exames médicos.

Envie por e-mail.

Escrito por K em Sunday, August 5, 2007, às 12:10.

14 Comentários (OBA!) »

  1. Comment by Mariana

    Oi Camila,

    Muito bom o post! A gente sabe o que eles vão pedir, pois tem uma listinha no site da imigração, mas parece que muda um pouco de país para país. Então, não tem como não ficar ansiosa por saber o que tem mesmo nesta tal de “solicitação dos documentos”.
    Obrigada por ter tido todo esse trabalho!! ;)

    Beijos,
    Mariana

  2. Comment by ;) Conexao Toronto

    Nossa, que post excelente!!! Super completo..

    Parabens!!! Agora acho que vai rapidinho, ne?

    Boa sorte!!!

    ;) Conexao Toronto

  3. Comment by Rogério

    Camila,

    Obrigado pela visita ao blog.

    O post ficou ótimo!!

    Grande abraço!!

    Rogério

  4. Comment by Sandro e Família

    Que alegria saber que superaram mais uma etapa da nossa longa espera.
    Espero poder estar comemorando logo a chegada do pedido da documentação, e esse post tão descritivo e cuidadoso que escreveu ajudara muitos na mesma situação.

    Parabens !!

  5. Comment by Tiago Souza

    Olá, tudo bem?!

    Encontrei seu blog na comunidade “Maura, me ajuda”, via orkut. Gostei bastante de todo seu conteúdo, super informativo, útil de verdade.

    Mantenho também um blog sobre o Canadá, com informações sobre suas cidades/províncias, cotidiano canadense, custo de vida, dicas diversas, dinheiro, diversões, estudos e intercâmbio, onde hospedar-se, informações úteis em geral, trabalho, vistos em geral, e tudo mais que tem relação com o país da folha de bordo vermelho. Costumo dizer que a pretensão é ele se tornar um verdadeiro GUIA para quem pretende estudar e/ou morar no país. :)

    O endereço dele é http://canada.tiagosouza.com

    Gostaria de propor a você uma parceria, uma troca de links entre nossos blogs.
    Se possível, envie o link de seu site, que prontamente vou adicionar como um parceiro de meu site, e vice-versa.
    A idéia é estar divulgando nosso blog, visando democratizar informações úteis a todas as pessoas que dela necessitam.

    Bom, ficarei aguardando um retorno.

    Atenciosamente,

    Tiago Souza

  6. Comment by Lino

    Uma pergunta: Vc enviu seu pedido de inmigração só preenchendo os formularios e pagando a taxa? (nao enviou documentos )?

    Agradeço qq informação

  7. Comment by Fernanda

    Oi. Gostei muito das informação. Podem ajudar muito quem quer imigrar. Adorei a organização dos documentos também. Essa parte foi incrível.

    Abraços

  8. Comment by Mracos

    Uma pergunta: Vc enviu seu pedido de inmigração só preenchendo os formularios e pagando a taxa? (nao enviou documentos )?

    Agradeço qq informação

  9. Comment by url

    08WQAUF96T 08WQAUF96T 08WQAUF96T 627006 08WQAUF96T

  10. Comment by Timing Belt Symptoms

    Hello there! Great post! Please inform us when I will see a follow up! 239423

  11. Comment by Houses for rent in raleigh nc

    hi!,I love your writing so so much! 197059

  12. Trackback by homeowners insurance florida estimate

    homeowners insurance florida estimate…

    What are your standards of success for a blog? Readership? Quality? Is there a relationship between readership and quality?. . What did people with successful blogs do to make them successful? Was it a kind of “if you build it, they will come” th…

  13. Comment by http://samaya-samaya.com/forum/poboltaem/razgovory-obo-vsem/insurance-buildings-contents-insurance-policies-designed

    A credit card can only take you so far, equalised through Segundo Castillo buildings insurance
    in the 24th minute. By their very nature sports such as bungee jumping,
    hang gliding and wake boarding to buildings insurance
    others.

  14. Comment by astuce clash of clans gratuit gemmes illimites

    Excellent goods from you, man. I’ve understand your stuff previous to and you’re just too excellent.

    I really like what you have acquired here, certainly like what you are saying and the way in which you say it.
    You make it entertaining and you still take care of to keep it sensible.

    I cant wait to read much more from you. This is actually a tremendous website.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe seu comentário

Se você quiser deixar algum comentário, basta preencher o formulário abaixo.

(required)

(required)



  • Rio de Janeiro, BR
  • Toronto, CA
  • Vancouver, CA
  • Visitantes desde Julho/07

  • Assinar o blog