Os requisitos para o processo federal de imigração

Os requisitos para o processo federal de imigração

Depois de ver várias perguntas sobre o mesmo tema no grupo do Yahoo e em comentários da blogosfera, decidi escrever sobre o que sei - e pesquisei - sobre o novo processo federal simplificado. Aproveitando o embalo, vou falar dos requisitos básicos, mesmo que não sejam novidade.

Primeiro de tudo, tenha sempre em mente o objetivo do Canadá em receber imigrantes. Eles não estão de “portas abertas” porque são bonzinhos e querem te “salvar” do seu país de origem. Eles, na verdade, estão morrendo de medo de não conseguirem se sustentar daqui a 15 anos, já que a população está envelhecendo e eles precisam de trabalhadores para manter a economia. Ou seja, eles não querem ninguém que vá dar prejuízo pra saúde pública, que possa trazer problemas, etc, eles querem tudo do bom e do melhor. Infelizmente, não é dado o suporte necessário ao trabalhador qualificado imigrante que chega ao Canadá e, no final das contas, somos nós que devemos usar todas as nossas forças para conseguirmos adentrar o mercado de trabalho canadense.

- Toda sua fonte de informação oficial estará disponível no site Citizenship and Immigration Canada.

- Requisitos básicos para o processo de imigração como trabalhador qualificado (Skilled Worker): Ter, nos últimos 10 anos, pelo menos um ano contínuo de experiência de trabalho remunerado numa das ocupações relacionadas na lista do NOC (National Occupational Classification) como tipo 0, A ou B. Para simplificar, se você conseguir encontrar sua ocupação na lista desse link, será válida para o processo.
Obs.: Se você tiver dúvida sobre o nome dado à sua ocupação, procure no site do NOC pela descrição. Ou, para facilitar as coisas, pesquise pelo código (da lista mencionada anteriormente) na página do NOC - em “Quick Search” - e veja se a descrição do cargo corresponde à sua atividade. Quando encontrar o código, guarde-o, pois será importante daqui pra frente.

- O que é avaliado?
. Educação: seus estudos podem valer até 25 pontos, dependendo da sua escolaridade e do tempo de estudo.
. Língua: seu nível de inglês e francês pode contar até 24 pontos. Pode-se escolher tanto o francês quanto o inglês para a primeira língua e, se for o caso, segunda língua. Para a primeira, o máximo de pontos atribuídos será 16, caso você seja avançado nos quatro pontos avaliados (oral, escrita, leitura e compreensão). Já para a segunda língua, o máximo de pontos será 8 e não fará diferença ser intermediário ou avançado nos pontos avaliados. Para comprovação do nível, é preciso o resultado do IELTS, no caso do inglês, e do TEF, no caso do francês. Existem outras formas de comprovação, mas essa é a regra geral e, a meu ver, a única realmente objetiva.
. Experiência: é possível ganhar entre 15 e 21 pontos no quesito experiência, variando entre 1 e 4 anos ou mais de trabalho.
. Idade: é possível ganhar até 10 pontos, de acordo com sua idade. O máximo de pontuação é dado se você tiver entre 21 e 49 anos e diminui conforme você tem menos de 21 ou mais de 49 anos. Menores de 16 e maiores de 54 recebem pontuação zero.
. Oferta de emprego: são dados 10 pontos se você já tiver um emprego permanente no Canadá, no caso de ter visto de trabalho, ou se você tem uma promessa de emprego permanente para quando o seu visto de residente permanente sair.
. Facilidade de adaptação: pode-se ganhar até 10 pontos se você tem alguma situação que favorece a sua adaptação à vida no Canadá. Entre elas está:
- a escolaridade do seu acompanhante (marido/mulher) - até 5 pontos;
- você ou seu acompanhante já trabalhou (full-time regularmente por um ano no Canadá - 5 pontos;
- você ou seu acompanhante já estudou (full-time) por dois anos no Canadá - 5 pontos;
- se você já tem um emprego arranjado no Canadá: 5 pontos adicionais;
- se você ou seu acompanhante têm parentes no Canadá: 5 pontos.

- Para passar, você precisa somar 67 pontos. (Lembre-se de que somar mais de 67 pontos não é garantia de que você receberá o visto, mas apenas uma indicação da probabilidade.) Veja se você tem a pontuação mínima neste teste.

- O aplicante principal pode levar um acompanhante e os filhos. O acompanhante é o marido ou a mulher, bem como o companheiro que vive em união estável (para o processo, entenda-se: morar junto há mais de um ano), lembrando que é possível também para as relações homo-afetivas.

- Se você não tem um emprego arranjado no Canadá, nem pretende aplicar pelo processo especial das pronvíncias, você deve se submeter ao processo federal simplificado.

E, agora, sim, posso falar sobre esse misterioso processo simplificado.

Envie por e-mail.

Escrito por K em Wednesday, August 1, 2007, às 20:23.

7 Comentários (OBA!) »

  1. Comment by Mylena

    Oi Kamila,
    Aho ótimos os seus comentários. Não ficaria chateada com nenhum deles, mas obrigada pela gentileza. Eu comecei a responder sobre Winnipeg mas o comentário que Phil deixou no meu blog é tão mais informativo que eu vou deixar vc conferir. Respondendo a sua pergunta, eu consegui minha oferta de trabalho em um congresso internacional em Chicago. Um abração.

  2. Comment by Gean Oliveira

    Oi Camila. Agora fiquei na duvida se eh com C ou com K :)

    Gostei do post com as informacoes para o processo. Auxilia muita gente que ainda esta perdida :)

    Beijo

  3. Comment by Eliana Elias

    Hi!
    Olá! Sou Eliana, tenho 47 anos, Assistente Social, trabalho há quase 30 anos na área e também Advogada, há 14 anos. Exerço as duas profissões em horários diferenciados.
    Tenho conhecimento básico de frânces e inglês.
    Quais minhas chances de conseguir trabalho no Canadá.

  4. Comment by Danilo Bocalini

    Sou graduado em Educação fisica, tenho aperfeiçoamento tambemem educação fisica, mestre em ciencias fisiologicas e doutorando em ciencias pela UNIFESP… tenha oportunidades no Canadá. ?

  5. Comment by frederico alves pereira

    sou graduado em ed.fisica(licenciatura)tenho experiencia como tecnico de futebol e academia,gostaria de saber quais minhas chances reais de trabalhar no canada?por favor se puderem me mandem uma resposta,obrigado e tenham um bom dia!

  6. Comment by mario cesar wisenteiner

    how could I apply myself to canada cityzenship immigration progam

  7. Comment by Elisa

    Excelente post! Estou começando a namorar a idéia de ir para o Canadá e você tirou várias dúvidas minhas com relação à burocracia toda. Muito obrigada!

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe seu comentário

Se você quiser deixar algum comentário, basta preencher o formulário abaixo.

(required)

(required)



  • Rio de Janeiro, BR
  • Toronto, CA
  • Vancouver, CA
  • Visitantes desde Julho/07

  • Assinar o blog