Processo federal simplificado: esse misterioso.

Processo federal simplificado: esse misterioso.

Desde setembro de 2006, o governo canadense resolveu mudar a forma do processo federal de imigração, passando a adotar o que foi chamado de “processo simplificado”. Ao contrário do processo anterior, a documentação só deve ser enviada ao Consulado quando for solicitada. Ou seja, o primeiro contato com eles, na verdade, coloca seu pedido numa fila e, quando está perto de chegar a hora de analisá-lo, o Consulado envia uma carta pedindo a documentação. Isso evita que documentos tenham que ser providenciados novamente porque passou o prazo de validade, como acontecia com os antecedentes criminais, com prazo de validade 3 meses.

O passo-a-passo

Como quase todas as informações necessárias, o passo-a-passo está disponível no site do governo canadense. No entanto, por já ter estado nessa situação, sei que dá uma certa insegurança e ansiedade quanto aos próximos passos, como acontece de verdade. Então, divido com vocês o que já aprendi sobre isso.

1º - Imprima e preencha (ou preencha antes de imprimir, mas esteja avisado que não é possível salvar no computador o formulário preenchido) o formulário de aplicação (IMM 0008SW). O guia oferecido no site oficial é útil e deve ser consultado. Conforme vários avisos dados ao longo desses documentos, lembre-se que você precisa preencher TODOS os requisitos para imigração no momento que enviar o formulário de aplicação. Consulte também o guia específico para o consulado em São Paulo, que tem informações como endereço e número da conta bancária. O formulário IMM 5476 só é necessário se alguém estiver intermediando o processo pra vocês.
- Costuma aparecer dúvida quanto ao item 17 do IMM 0008SW: preencha com o número da sua identidade (RG) brasileira.
- Fundos (item 25): é preciso comprovar que você tem disponível uma certa quantia em dinheiro para se sustentar enquanto não consegue emprego no Canadá. Existe controvérsia quanto ao que pode ser incluído para somar essa quantia (imóveis, carros, etc.). Parece que o valor de um carro que será vendido antes da imigração pode contar, mas é mais seguro confirmar essa informação com o Consulado. Esse valor varia de acordo com o tamanho da família, segundo a tabela abaixo.

- Código NOC (item 26): consulte o post anterior, em que falei sobre como descobrir seu NOC.
- Não esqueça de indicar N/A (não aplicável) em todos os bancos que for deixar em branco.
- Não esqueça de assinar o formulário.

2º - Pague a taxa. Essas são as instruções dadas pelo Consulado em São Paulo:

Pay by certified cheque or direct deposit only. For direct deposit, go to any bank Itaú 341’s (http:// www.itau.com.br/) branches in Brazil and make a cash deposit into the following account: Canadian Consulate General, branch number 7055, account number 37.701-9.

Perceba que deve ser feito um depósito direto, ou seja, não serve transferência bancária. O banco não saberá informar o valor exato da taxa (que pode variar de acordo com a cotação do dólar). Então, ligue para (11) 5509-4343, siga as instruções, e anote o valor em Real da taxa para aquela data. Com essa informação, faça o depósito em qualquer agência Itaú (Na nossa época foi uma complicação só porque o Itaú tinha acabado de comprar o BankBoston, onde o Consulado tinha conta, e daí ninguém sabia como fazer o bendito. Agora, as coisas devem ter melhorado.) O valor, em dólares canadenses, segue a tabela abaixo:
3º - Envie o formulário preenchido, o comprovante de pagamento da taxa e cópia da carteira de identidade (não esqueça de guardar com você uma cópia do formulário preenchido e do comprovante de pagamento) para o Consulado de São Paulo, neste endereço:

Canadian Consulate General
Visa Section
Centro Empresarial Nações Unidas - Torre Norte
Avenida Nações Unidas 12901
16 andar
04578-000 São Paulo, SP
Brazil

Guarde o comprovante de envio e aguarde a chegada de uma carta confirmando o recebimento e informando o número do processo. Essa carta deve chegar menos de um mês depois, no famoso envelope de papel reciclado e encaminhará o recibo do valor pago pela taxa de processamento, que poderá ser reembolsado até que os documentos sejam enviados.

A carta que recebemos, em novembro de 2006, informava que nenhum processamento no nosso pedido será feito por, aproximadamente, 16 meses (”No processing will occur on your file for approximately 16 months”.). Contra todas as nossas expectativas, pois acreditávamos que em 16 meses teríamos o visto na mão, nos conformamos que esse tempo, agora, seria para começarmos, de verdade, o processo. No entanto, no nosso caso, em fevereiro de 2006, inesperadamente, recebemos o pedido de envio da documentação. Atualmente, tem demorado mais tempo que isso e estão todos ansiosos, já que o Consulado não gosta de dar prazos, conforme o post da Ana Carolina, do Brancas Nuvens.

Outra informação trazida por essa primeira carta é que, quando o Consulado estiver pronto para analisar o seu pedido, você terá 4 meses para preparar e enviar toda a documentação necessária.

“When our office is ready to assess your file, we will send you a complete list of required documents. You will be provided with 4 months to prepare and submit this supporting documentation. A list of documents that we currently request is attached at the end of this letter for your reference as to the type of documents needed. Do not send these documents now. If you send these documents now, they will be returned to you“.

No entanto, eles informam que, em algumas situações, você deve imediatamente avisar ao Consulado, antes mesmo da solicitação de documentos:
- Se o seu endereço residencial, e-mail ou telefone mudar;
- Se você mudar de “agente de imigração”, caso esteja utilizando um;
- Se você quiser desistir do processo e solicitar o reembolso;
- Se você conseguir uma oferta de emprego aprovada pelo HRDC. (Isso seria ótimo, não?!)

UFA! Está dando trabalho escrever isso tudo e ainda não cheguei exatamente no ponto que eu queria, que é a lista de documentos a ser enviada e a discussão de quando fazer o IELTS. Fica pro próximo post. Espero que seja útil pro pessoal que está descobrindo esse mundo agora.


Envie por e-mail.

Escrito por K em Saturday, August 4, 2007, às 16:00.

1 Comentário »

  1. Comment by Sandra e Evaldo Vicente

    Nosso seguro foi o GTA Bronze Familia!

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe seu comentário

Se você quiser deixar algum comentário, basta preencher o formulário abaixo.

(required)

(required)



  • Rio de Janeiro, BR
  • Toronto, CA
  • Vancouver, CA
  • Visitantes desde Julho/07

  • Assinar o blog