Notas do dia: política e futebol

Notas do dia: política e futebol

Hoje eu ia escrever sobre tradução de documentos, mas não posso deixar de registrar dois fatos.

O primeiro deles é a final da Libertadores da América. Não, eu não sou tricolor e, não, não estou preocupada com o resultado do jogo de hoje, já que isso não vai alterar absolutamente nada na minha vida. No entanto, é impossível deixar de notar como futebol mexe com os brasileiros. Para quem não sabe, a final do campeonato, Fluminense X LDU, vai ser aqui no Maracanã.

Por conta disso, o prédio onde eu trabalho estava às moscas já às 18:00, apesar de o jogo só ser às 22:00. Às 19:00, hora em que eu saí, tinha hordas de pessoas indo para o metrô (tem uma estação perto do estádio), que, por sua vez, estava 70% mais cheio que o normal para o horário (estou chutando o valor, claro). Cada vez que o trem que ia em direção ao estádio passava, ouviam-se gritos soltos, gritos de guerra, urros. Esse tipo de manifestação popular, pra ser sincera, me assusta, ainda mais quando está fora de contexto. Quer dizer, uma coisa é um monte de gente pulando e gritando num estádio ou num show, outra coisa são essas pessoas fazendo isso no metrô, no meio da rua. Ainda bem que eu pego o trem pro outro lado!

Fico pensando se o hockey mexe tanto com os canadenses quanto o futebol mexe com os brasileiros. É impressionante a mobilização social que isso causa. Hoje, só se falava nisso. E amanhã, como já é de costume para o dia seguinte, será bem pior. Nada contra o esporte, mas, pelamordedeus, tem limite, né? O pessoal sofre, fica quase deprimido com uma derrota. Gostaria muito de ver o povo brasileiro se mobilizando tanto por causas mais nobres.

E falando em mobilização, vou para o outro assunto do dia. A libertação da Ingrid Betancourt. Não pensem que sou politizada e entendo tudo do que está acontecendo naquela região e com as FARC, longe disso. Mas eu acompanho pelas notícias as libertações de alguns reféns dos guerrilheiros e ficava com o coração na mão de pensar que uma mulher estava privada de sua vida, nesse nível, há mais de seis anos. É, simplesmente, um absurdo.

Ainda que as FARC tenham motivo para se revoltar, para protestar (e eu não estou dizendo que tenham, pois, como disse, sei muito pouco sobre o assunto para me posicionar), não há razão que justifique uma violência tão absurda. Talvez seja exagero meu, mas sinto isso pior que a morte. Imaginem o sofrimento pelo qual essa mulher passou, tudo o que não deve ter sofrido mental e fisicamente, sem saber o que aconteceria no seu futuro, como estavam seus familiares.

O que mais me alarma, porém, é que ela é uma pessoa influente e tem duas nacionalidades. Uma delas, a francesa, super forte política e economicamente. Simplesmente não entra na minha ignorante cabecinha que, em pleno século XXI, ainda existam situações como essa (e tantas outras). Anos depois da Declaração Universal dos Direitos Humanos, com tantas organizações pelo mundo, com dois governos envolvidos. E, ainda assim, quem ganhou durante todo esse tempo foi um grupo de guerrilheiros que todo mundo sabe onde encontrar (pelo menos a região) e que, sequer, é um Estado organizado.

Esse é o mundo em que vivemos. E ainda não existe processo de imigração para outro planeta. “Pára o mundo que eu quero descer”! Mas, enquanto o mundo continua girando, deixa eu ir limpar a cozinha porque minhas “crianças”, alheias a tudo isso, espalharam chocolate em pó pelo piso branquinho…

Envie por e-mail.

Escrito por K em Wednesday, July 2, 2008, às 20:24.

2 Comentários (OBA!) »

  1. Comment by Ciça

    Ue mana, pena de morte é imigracao para outro mundo, nao é nao??? hahahahhaha

  2. Comment by Mariana

    Camila,

    Não sei o que houve, tinha certeza de ter adicionado o feed do seu novo blog no meu bloglines, mas só hoje achei estranho nunca mais ter tido notícias suas… Bom, agora já resolvi tudo e queria agradecer, principalmente, por compartilhar as informações sobre a abertura da conta no HSBC do Canadá. Estamos iniciando este processo agora e todas as suas dicas serão muito bem aproveitadas e seguidas!

    Vc já tem alguma previsão para sua viagem?

    Beijos,
    Mari

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe seu comentário

Se você quiser deixar algum comentário, basta preencher o formulário abaixo.

(required)

(required)



  • Rio de Janeiro, BR
  • Toronto, CA
  • Vancouver, CA
  • Visitantes desde Julho/07

  • Assinar o blog