Morando num basement

Morando num basement

(escrito antes da volta)

Não é fácil. O lugar onde estou morando, na verdade, nem é um basement completo. O proprietário fez dois cômodos como se fossem conjugados. Nesses cômodos - num deles é onde eu moro - tem uma mini cozinha com fogão, geladeira, pia e armário e um banheiro. Então, na verdade, eu tenho tudo o que preciso sem precisar dividir com ninguém, mas é como se fosse um quarto de hotel, bem pequeno. A lavanderia, como costuma ser, é dividida com os donos da casa e com a menina que aluga o outro cômodo, nas mesmas condições que o meu.

From Canadá - Landing

Tem várias questões que envolvem morar no subsolo e que, na minha opinião, impedem que essa seja uma situação duradoura. A principal delas, eu diria, é o barulho. Você escuta todos os barulhos da casa, bem alto. Passos, mesmo de adultos, são ouvidos em detalhes. E se você der a sorte que eu dei de ir parar numa casa com crianças, a situação fica mais complicada. Os pentelhinhos brincam de correr, de jogar bola, de pular, tudo em cima da sua cabeça, fora os gritos e os choros. No verão, imagino que a situação fique melhor, pois eles têm o quintal para brincar, mas enquanto a temperatura lá fora não é convidativa, não tem jeito, isso tudo vai ser feito dentro de casa, em cima de você.

Outra questão desagradável é a iluminação. No nosso caso, até que temos duas janelas minimamente grandes, mas o problema é que as janelas, em si, não recebem muita luz, pois ficam na sombra da casa do lado, que, apesar de não ser grudada na nossa, é bem perto. Apesar de termos iluminação no teto, elas não são claras o suficiente. Semana passada, por exemplo, tive alguma alergia que deixou minha pele vermelha e tinha que verificar na rua se já tinha melhorado, pois lá dentro não dá pra ter muita noção por conta da falta de claridade.

Ainda tem a temperatura. Aparentemente, o basement (porão) fica 5º C graus abaixo da temperatura da casa. Ou seja, se o dono da casa está de camiseta com seus 23º C, você estará de pijama nos 18º C. Daí você pensa, “ah, mas 18º C não é tão ruim assim”. E eu te digo, não é tão ruim assim quando é na rua, dentro da sua casa, num basement, o tempo todo, é ruim, sim, muito. Até porque você está vindo de uma temperatura bem fria na rua e quer ficar em algum lugar quentinho, aconchegante, se livrar das roupas e ter um pouco de liberdade. A 18º C você não tem isso. Tudo fica gelado e a sensação de umidade aumenta. Nào é confortável. E, no meu caso, a temperatura que fica é 17º C. E o maior problema é que você não pode controlar isso. Então, por exemplo, tem dias que o dono da casa resolve desligar o aquecimento à noite e você não pode fazer nada, só colocar mais roupa e usar mais cobertor.

Depois de uma semana com uma tosse que não passava por conta de sentir frio o tempo, resolvi tomar uma atitude e, enfim, solucionei o problema da temperatura. Por 24 dólares comprei um pequeno aquecedor elétrico, bem levinho, na Canadian Tire. Nossa, foi minha salvação! Agora eu o ligo e desligo quando quero e, se for minha vontade, elevo a temperatura do meu quarto para até 28º C. Foi uma libertação. Agora, em casa, estou sempre na minha tempratura preferida, que é 24º C. Aliás, descobri que essa é a temperatura ideal para comer o Lindor, da Lindt. Ele não fica derretido, mas o recheio de dentro fica molinho. Delícia!

Outras questões de morar num basement inlcuem ter que dividir a lavanderia com o dono da casa, o que significa que ele pode fazer o que quiser no espaço das máquinas. Aqui, por exemplo, é um caos. Tem montes de roupas espalhados por todos os lados, as máquinas ficam meio sujas por cima, além de ter um varal no meio do cômodo. Sendo num prédio, por exemplo, existem regras que todos os moradores devem seguir, o que torna o compartilhamento mais viável. Sendo na casa dos outros, não tem jeito, você tem que aturar.

Mais coisas desgradáveis são, por exemplo, ter que sentir o cheiro da casa, que é espalhado pelos dutos de aquecimento. Aqui, por exemplo, tem sempre um cheiro estranho de comida ou sei-lá-o-quê. Essa situação eu contornei com um aromatizador de ambientes, o que tem funcionado. Mais uma é não ter  área de serviço, como um tanque, para poder guardar produtos de limpeza, vassoura, lavar panos, etc. Minha opção pra isso é usar o chuveiro. Ah, sim, e, normalmente, uma preocupação ao alugar um basement deve ser a altura do teto, que pode ser bem baixo. No nosso caso, no entanto, a altura é bastante razoável e não incomoda.

Uma curiosidade daqui é que o quadro de luz da casa fica dentro do meu armário. Isso é ruim porque, como aconteceu outro dia, eu estava no meio de uma crise de saudade quando tive que deixar o dono da casa entrar para religar um disjuntor que tinha desarmado. A vantagem é que numa outra situação eu usei o secador de cabelo enquanto o aquecedor ainda estava ligado e o disjuntor desarmou. Sendo lá dentro, eu mesma pude resolver a situação, sem ter que pedir ajuda ao proprietário.

Enfim, morar num basement não é o fim do mundo e não me arrependo de ter alugado o nosso pelos três meses. Fizemos essa opção por conta da economia que representou, já que pagamos apenas 600 dólares por mês, com todos os serviços incluídos (utilities, TV a cabo e internet, além da lavanderia). Outros lugares que vimos chegavam a 1000 dólares/mês, sem todas assas facilidades. Só pra lembrar, locação por períodos curtos costumam ser mais caras do que por períodos maiores. No entanto, a longo prazo, não moraria nessas condições. Tendo data pra acabar pode ser uma boa alternativa, como foi pra gente.

Envie por e-mail.

Escrito por K em Monday, May 4, 2009, às 15:34.

« Anterior: Reflexões aéreas - Próximo: A volta dos que não foram »

11 Comentários (OBA!) »

  1. Comment by Taty

    nossa, a lavanderia parecia o cortiço do chaves hahahahaha… fala sério…. que gente porca…. pq, o apê em si, tem uma cara boazinha né? mas imagino que, as vezes, deve dar uma claustrofobia básica, né?! bom, na próxima ida já está PHD em basements hehehehe

  2. Comment by cibele

    Oi K,
    adorei a descricao da lavanderia no comentario da Taty…parece mesmo.
    mas basement é assim mesmo…e não ache que o seu é ruim porque nao é mesmo…comparado com o que nós ficamos é o seu.
    O que ficamos alem de sujo, pequeno e barulhento o chao da cozinha tinha varios buracos cobertos com pedaços de forro de carpete que nao dava nem para limpar… a louça da cozinha nao dava pra usar (nem lavando). até nossa cachorrinha fugiu de lá…rsrs
    Tambem 100.00 dolares por semana, que mais que eu queria…
    A sorte é que foi por 3 semanas e depois mudamos para um apartamento muito bom na Younge.
    Mas esqueça a área de serviço…a maioria dos apts nao tem… eu guardava minhas tralhas um pouco em um armario na entrada e um pouco em baixo da pia da cozinha…
    Força!!!
    Beijos
    Cibele

  3. Comment by Marilena

    Quando começamos procurar um lugar para morar também recebemos uma oferta muito boa para ficar em um basement, mas quando fui conhecer descartei a idéia. Era muito baixo, muito escuro e ao contrário do seu, abafado. A única coisa que realmente me conquistou foi o quintal que era enorme, mas como so donos moravam em cima eu fiquei pensando se eles dariam liberdade para as crianças brincarem ali.
    Acho que por pouco tempo é uma opção muito boa e economica, mas não sei se eu ficaria bem em um lugar assim e com tres crianças.
    Falando do barulho das crianças: eu imagino que seja complicado mesmo porque trancados dentro de casa eles não param. Onde eu moro não tem grandes problemas porque a acústica é excelente, mas no seu caso imagino que não seja nada agradável. Eu sempre converso com os meus e explico porque eles não devem fazer determinadas coisas, mas nem sempre as pessoas se preocupam, né?
    Quanto à lavanderia: eu acho que não deve ser nada facil.

    bj
    Marilena

  4. Comment by Marilena

    Esqueci de comentar sobre a temperatura. Vendo vc escrever pode até parecer frescura, mas eu te entendo perfeitamente. Eu também mantenho a temperatura a 24 graus. Tudo bem que no Brasil somos acostumados a ficar encapotados o dia todo no inverno, mas ter uma temperatura confortável dentro de casa é imprescindivel por aqui. É horrivel chegar da rua morrendo de frio e encontrar a casa gelada. Imagino ter a casa gelada a noite toda!!!

    bj
    Mari

  5. Comment by Mariana

    Estou tentando evitar os basements nas pesquisas, mas os preços são mesmo bem atraentes. Acho que vamos ficar num flat pelo primeiro mês enquanto procuramos o lugar definitivo (esperando achar em um mês!).

    A lavanderia é mesmo um caos! Acho que não lidaria tão bem com a situação quanto vc, viu?!

    Bjs, mari

  6. Comment by Andrea

    Ola Camila!
    Eu tb moro num basement e me identifiquei muito com o seu post.No meu caso, eu tenho uma janela igual a de vcs, mas meu basement fica mais abaixo e com esta janelinha, eu nao tenho pouquissima visao do mundo de fora.
    A questao da comodidade eh verdade sim.Vale a pena pra chegar e passar os primeiros meses, jah que tudo eh incluso.Eu tb tenho tudo o que vc mencionou mais o fato da proprietaria nos fornecer sabonetes, sabao em po e tudo o que eh relacionado a limpeza.
    Nao posso reclamar, alem disso, os donos sao idosos, entao sao super tranquilos.
    Espero que vcs encontrem o cantinho de vcs logo logo.Eu jah moro no basement faz 1 ano, mas se Deus quiser estou querendo me muder logo.
    Bjs e boa sorte!
    Andrea

  7. Comment by Caique

    Força na peruca aí! Do jeito que vocês parecem organizados e correndo bem atrás jajá vocês acham um Ap. pra alugar com bom preço e sem a correria na cabeça!

    O pessoal da lista tá aqui torcendo por vcs!
    abraços

  8. Comment by adriane

    Olá K !!!!!

    Pra mim ainda é a antiga Camila a minha colega de MP doce e alegre que sempre vinha visitar os colegas na hora do almoço! Sinto falta de suas risadas, de suas brincadeiras irônicas e de suas milhares de histórias interessantes sobre cães, pais, viagens, amigos enfim sinto saudades….

    Torço por vcs! Espero que concretize seu sonho e que suas conquistas aconteçam do jeitinho que foram planejadas, bjs carinhosos :)

  9. Comment by Ronaldo

    K

    KD VC ???

  10. Comment by Candice

    Oi pessoal,
    Acompanho voces a algum tempo e estou sentindo falta dos posts. O que aconteceu?
    Abraco.

  11. Comment by alugar apartamento direto poa

    Tudo jóia? teria como me inscrever nesse blog para mim receber diariamente informações sobre alugar direto porto alegre?
    Eu gostaria de divulgar algumas coisas na minha página sobre
    o assunto. Obrigado

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe seu comentário

Se você quiser deixar algum comentário, basta preencher o formulário abaixo.

(required)

(required)



  • Rio de Janeiro, BR
  • Toronto, CA
  • Vancouver, CA
  • Visitantes desde Julho/07

  • Assinar o blog