O plano

O plano

A ordem é se preparar para o mercado de trabalho em Toronto. A idéia não é atingir o objetivo final assim que chegarmos por lá, mas conseguir um emprego que pague por volta de 40k/ano para que eu possa sossegar um pouco. Pensar no que eu realmente quero, me preparar para um MBA e, claro, ter o tão esperado filho. De onde eu tirei esse valor de 40k/ano? Bom, esse é mais ou menos o teto para o qual o governo paga a licença maternidade (lembrando que o valor pago é apenas 55% disso). Então, não adianta ter um super salário se na hora de tirar a licença sua renda vai ter uma queda enorme (a não ser que, além de ter um super emprego, você trabalhe numa super empresa que tenha um super plano de “top up”).

Ok, e qual a forma mais rápida de entrar no mercado de trabalho com um salário razoável? Procurar um emprego numa área que você conheça e tenha experiência. Minha experiência é como secretária mexendo com processos judiciais, no Brasil. Não é exatamente uma profissão boa para quem pretende imigrar, mas nada que um pouco de determinação não resolva.

Lá no Canadá, isso que eu faço pode ser chamado de “Legal Secretary” ou “Law Clerk”. São atividades que não exigem registro ou licença de qualquer instituição. No entanto, existe o ILCO (Instituto de Law Clerk de Ontário), que oferece provas para quem quiser ser Law Clerk “oficialmente”. E prova é comigo mesma. Não que eu goste de prova, mas gosto de meios objetivos que comprovem sua competência, pelo menos para fins de emprego. (Não confundam as coisas… não estou dizendo que quem vai mal em provas é incompetente, longe disso. Mas quando as provas existem é um meio teoricamente indiscutível de dizer que você está apto para aquela atividade.) Não é preciso comprovar nada para fazer essas provas do ILCO (são quatro), ou seja, basta estudar.

É para isso que vou fazer o curso online de “Civil Litigation”, cujo material é preparado pelo próprio ILCO e oferecido por diversos colleges na província. Das quatro áreas, essa é a mais complexa e, consequentemente, mais importante. A prova será em março e talvez seja a data que determinará nossa volta às terras canadenses. Ainda não defini através de qual college vou fazer o curso, pois apenas um abriu as inscrições. Os outros sequer liberaram os calendários, então, estou na espera.

Esse curso me apresentará ao mundo jurídico canadense e vai me preparar para a prova. A tal entrevista de emprego que fiz foi para uma vaga de Law Clerk, ou seja, o meu currículo atrai esse tipo de oferta. Passando na prova, imagino que estarei dando um enorme passo à frente no que diz respeito à minha empregabilidade. Só que ainda tem um porém. Na entrevista, o advogado ficou preocupado com a minha redação em inglês. Não bastou eu dizer que meu currículo (que ele já tinha elogiado) tinha sido escrito por mim, pois ele ficou desconfiado dessa informação depois que ficou sabendo que eu estava fazendo um workshop no Skills for Change.

Solução? Um certificado que demonstre minha habilidade para escrever documentos em inglês, já que é o que farei trabalhando como Law Clerk. Na minha opinião, nesse caso, não serve qualquer curso que te dê um certificado, tem que ser algo reconhecido, sólido, que acabe com essa questão. Pesquisei e encontrei um curso de “Escrita para Negócios” oferecido pela Universidade de Toronto, também com a opção de ser feito online. Ele é todo feito através da internet, mas a prova final é presencial. Então eu devo fazer o que começa em novembro, cuja prova será aplicada em maio. Eu posso estar enganada, mas acredito que se eu tiver boas notas nesse curso não precisarei enfrentar a suspeita de que meu inglês não é suficiente para esse tipo de trabalho.

Com isso, eu espero ter menos dificuldade para encontrar um emprego fazendo o mesmo que eu fazia aqui no Brasil. Se eu tiver sucesso, terei o salário que pretendo e descobrirei, na prática, como funciona o sistema legal canadense. Quem sabe eu não resolvo prosseguir no Direito, né? Ironicamente, apesar disso significar mais uns 6 anos de estudo pela frente, seria o caminho mais fácil a seguir.

Eu não acredito que isso vá acontecer. É por isso que esse plano não acaba aqui. No próximo post, a continuação do plano que será executado ao mesmo tempo que esse. Dessa vez, para eu tentar encontrar algo que eu realmente goste de fazer profissionalmente.

Antes que chovam comentários com a pergunta, só está sendo viável fazer esses cursos online porque, como já sou residente permanente, eu pago tarifa doméstica. De outra forma, eu teria que pagar os valores para estudantes internacionais, que são consideravelmente mais caros.

Envie por e-mail.

Escrito por K em Tuesday, June 30, 2009, às 17:48.

« Anterior: 24 Horas - 3ª Temporada - Próximo: Planos a todo vapor »

9 Comentários (OBA!) »

  1. Comment by P

    nossa, planos mega-concretos, bem objetivos. em casos assim a única possibilidade é o sucesso
    :)

    []s
    p

  2. Comment by Flá

    Que legal que vc está com tudo planejadinho. Vai dar tudo certo, vc vai ver!

  3. Comment by Dario

    Parabens, K! Ter um plano sólido dá sempre tranquilidade e segurança para tomar decisões. Mesmo que o plano não dê 100% certo (poucos dão) é 1000x melhor do que ir as cegas. Minha esposa e eu também estamos pensando em cursos a distancia (somos residentes, mas estamos no Brasil tmb). Ela esta vendo um curso de Consultor de Imigração (ela é advogada tmb) e achamos que é uma ótima carreira para ela, já que ela tratou de todo o andamento do nosso processo… Bem, espero que o seu plano dê super certo!

  4. Comment by Taís Jacques

    Nossa Camila parece que vc adivinhou o que eu estava pensando, relamente esse cursos na área jurídica são uma mão na roda para quem quer começar a trabalha em nossa área (apesar que ainda tenho várias etapas a cumprir), estava achando e já pretendendo fazer um college em outra área….Bem como tinha pensado em começar a fazer algo só o ano que vem, mas pelo jeito e com inglês em dia dá p/ fazer esses cursos on-line, ainda mais com o visto de residente permanente!!!

    Bah Obrigada Valeu muito pelo post!!!

    abraços,

    Taís Jacques

  5. Comment by Mariana

    Oi K! Como sempre, super bem informada e preparada. Acho seu plano super bom, super pé no chão. Também não me realizei profissionalmente ainda, mas ando pensando muito que talvez isso nunca aconteça e talvez eu deva relaxar e continuar a fazer bem o que eu já faço. Eu adoro fazer cursos, nunca tenho a sensação de perda de tempo, ao contrário de outras pessoas. Sempre saio de uma aula cheia de idéias e renovada. Espero que vc aproveite muito seus cursos!

    Beijos, Mari

  6. Comment by Octavio

    Plano super lucido. Alcancar os objetivos muito possivel.
    Bons estudos, desde ja!
    BEijos,

  7. Comment by Candice

    Sucesso para vcs. Acredite e lute que tudo dara certo!!!
    Abracos.

  8. Comment by jeanne

    Camila, estou fazendo um curso online de Technical Writing na Humber; estou terminando a segunda matéria e gostando muito. Bom, este é exclusivo para a minha área, mas pretendo fazer um só de escrita no ano que vem. Dá uma olhada neste link http://calendardb.humber.ca/LIS/WebCalendar/CE/CalendarIndex.do?name=web e vê se você acha alguma coisa que te interesse.
    Bjs

  9. Comment by F

    Se vcs tivessem um emprego concursado de 6h/dia com estabilidade e tudo o mais em Natal-RN, na faixa de 15 mil R$ vcs trocariam por um privado no Canadá sem estabilidade? Aliás, existe concurso público no Canadá?

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe seu comentário

Se você quiser deixar algum comentário, basta preencher o formulário abaixo.

(required)

(required)



  • Rio de Janeiro, BR
  • Toronto, CA
  • Vancouver, CA
  • Visitantes desde Julho/07

  • Assinar o blog